Intro I’m a newbie in the Linux world but this dotfiles thing it’s AWESOME. So, as the law says, one must create a...
Instalação do OpenHab
No final deste artigo vais conseguir instalar, verificar a instalação e configurar uma partilha de rede para ser mais fácil interagir com o teu OpenHab.
Como falei no artigo anterior hoje vamos começar a instalar e configurar o OpenHab. Se ainda não viste esse artigo começa por aí, lá explico alguns conceitos base que deves perceber antes de seguires com este artigo.
Dito isto, espero que tenhas contigo o material necessário, um Raspeberry Pi e um cartão SD. Advirto já que todo o processo irá demorar cerca de uma hora, se tudo correr bem. Portanto, se não tiveres esse tempo, aconselho-te a fazeres a instalação noutra altura. Eu vou usar o Windows e será tudo baseado nisso, caso tenhas outro sistema operativo, só terás de fazer a correspondência necessária.
Então e sem mais demoras vamos lá iniciar a instalação.
Mas primeiro, vamos verificar se tens o material necessário, preciso que confirmes que tens um Raspberry Pi 2 ou superior. Preciso também que verifiques que o cartão SD que tens é de 16GB ou superior. Passemos agora aos downloads, é preciso que instales o Etcher e faças download da imagem que contém o OpenHabian. Depois de instalares o Etcher e teres o ficheiro img.xz no teu computador já estás pronto para começar.
Mas atenção, o cartão SD tem de estar formatado e de preferência sem nenhuns dados lá dentro. Depois é somente abrir o Etcher, seguir os três passos que recomenda e clicar em Flash. Depois de o Etcher validar o SD e que está tudo bem, chegou a hora de preparar a instalação.
Recomendo que sigas a ordem que mostro na imagem acima, primeiro colocas o cartão SD, depois ligas o cabo de rede, sim convém que seja o cabo de rede, não só para ser mais rápido como ainda evitas um passo extra de teres de configurar a rede wifi. Depois o terceiro passo é opcional, simplesmente o sugiro para que não fiques a olhar para nada, assim sempre vais vendo umas coisas no ecrã a passar. Por último é que deves ligar a energia.
Este processo demora entre 30 e 40 minutos, portanto, se tiveres algo para fazer entretanto vai lá fazer e regressa mais ao menos depois desse tempo.
Agora vais precisar de saber o endereço IP do Raspberry Pi. Vou sugerir dois métodos, mas estás livre para escolher o que tu quiseres, desde que descubras o endereço IP.
O primeiro método é usar uma aplicação chamada Fing. Esta aplicação vai procurar na tua rede todos os equipamentos ligados e consegue até descobrir que serviços estão a correr em cada equipamento. Para nós é excelente porque se quisermos saber se já terminou a instalação, basta verificar se o serviço http-proxy, na porta 8080, já está a correr. Isto é indicativo que a instalação já terminou ou está prestes a terminar.
O segundo método é ires ao teu router e algures lá dentro, onde mostra todos os equipamentos ligados a ele, deve existir um que se chama OpenHabian, aponta esse IP num papel e está feito.
O que eu ainda não te disse é que o OpenHabian também pode ser descoberto na tua rede como http://openhabianpi:8080. Sim é verdade, podia ter-te dito logo isto, mas assim aprendeste mais umas coisas.
Como eu já tenho uma instalação do OpenHab na minha casa e para não gerar confusão, vou usar sempre o endereço IP invés de usar o nome, sempre que me vires a usar o IP, tu podes usar sempre o nome, sem problemas. Uma vez descoberto o IP chegou a altura de continuarmos com a instalação, num navegador de Internet que tenhas instalado, escreve o endereço http://openhabianpi:8080 e pressiona a tecla enter.
O que vais ver será algo igual a isto, existem estes pacotes que podes escolher, eu aconselho a usares o Standard. E está feito. Não faça mais nada nesta página. Agora vamos configurar um mapeamento de rede, não que seja imperativo mas porque te vai dar imenso jeito. É que vais estar constantemente a editar ficheiros e se este mapeamento não existir a tarefa fica um pouco mais complicada.
Abre o explorador do windows e na barra do topo, escreve o endereço IP antecedido por duas barras e pressiona Enter. O Windows irá pedir o utilizador e uma senha, por defeito para os dois casos é openhabian. Agora só tens que criar um mapeamento de rede para a pasta openHAB-conf, basta dizer que queres aceder com credenciais diferentes, salvar os dados de acesso e clicar em OK.
E já está, a partir deste momento tens uma instância de OpenHab a correr no teu Raspberry Pi, com acesso aos ficheiros de configuração. Como vês foi realmente simples e sem grandes complicações.
No próximo artigo iremos falar sobre os interfaces do utilizador, para que servem e qual o objectivo de cada um. Iremos também falar de acesso SSH e com isso iremos configurar a rede wifi do Raspberry Pi.
Espero que tenhas gostado, se tiveres alguma dúvida, comentário ou sugestão, coloca abaixo e assim que puder terei todo o gosto em responder. Obrigado e vemo-nos no próximo.