Tretas e Cenas

Tretas e Cenas


Onde escrevo as minhas tretas. Tão depressa estou a escrever sobre algo poético como a seguir escrevo só para não me esquecer.

Outubro 2017
S T Q Q S S D
« Set    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Categorias


French Cleat – O segredo está nos 45 graus

O French cleat que usei na minha garagem e que tu podes usar também, seja na sala, escritório ou na arrecadação. O limite é a tua imaginação

Pedro FonsecaPedro Fonseca

Desde pequeno que nunca tive jeito para trabalhos manuais, tudo o que envolvesse usar as mãos para criar algo, corria sempre menos bem.

No sétimo ano decidi não fazer Francês e optei por Educação Tecnológica, acho que era assim que se chamava, onde aprendi do sétimo ao nono ano grande parte do que sei hoje sobre soldar, cortar com a rebarbadora, cortar madeira, medir coisas, etc. Nesses três anos fizemos caixotes do lixo para a escola, bancos de jardim e uma máquina de reciclar papel, aprendi imenso e estou muito grato ao meu professor da altura.

Só agora, passados quase 25 anos é que voltei a dedicar-me à bricolage, decidi por as mãos à obra, claro que o Atelier do Lar do Leroy Merlin deu uma ajuda neste processo de decidir avançar porque tem todas as ferramentas e máquinas necessárias, fazendo-nos poupar umas centenas de euros pelo facto de não as termos de comprar.

Faltava o projecto, o que me iria re-iniciar na bricolage. Decidi que devia organizar a minha garagem com o objectivo de não ter nada no chão, ou pelo menos ter o mínimo possível e após alguma investigação encontrei o sistema French Cleat, não sei como se diz em Português sem fazer uma tradução literal.

Acho fantástico poder pendurar coisas nas paredes mas ter a flexibilidade de as mudar quando quiser e alterar a sua configuração.

Para além de prático e simples, permite que a qualquer altura o que esteja lá pendurado possa ser mudado sem problema nenhum. Estava decidido, era isto que iria fazer mas reparei que o sistema baseia-se numa “madeira” cortada em 45º, comprar a máquina que faz isso estava fora de questão e foi aí que decidi pedir ajuda ao Atelier do Lar do Leroy Merlin.

Em busca dos materiais

Primeiro fui à procura dos materiais necessários e decidi usar a Ripa aplainada 27X117X2400 MM e 5 Buchas PARAFUSO 8X60MM, este pack de material terá de ser multiplicado pelo número de vezes que pretenderes, eu comprei 4 ripas e 20 parafusos.

Faltava cortar as ripas num ângulo de 45º, fui ao Atelier do Lar do Leroy Merlin e pedi para que o corte fosse iniciado aos 55mm dos 117mm. Algo parecido à imagem que se segue.

 

Desenho com medidas

De seguida decidi fazer uns furos na parte mais grossa da ripa ( a parte de baixo que se vê no desenho ) para que mais tarde fosse pendurada na parede. Todos os furos estão a 30mm da base desta parte mais grossa. Como a ripa tem 2400 mm, decidi fazer furos aos 200mm, 700mm, 1200mm, 1700mm e 2200mm. Deves obter 5 furos bem distanciados entre si.

Juntar tudo e tcharan

Agora vem a parte mais simples, basta ires à parede onde vais colocar a ripa, decidir a que altura vai ficar, pedir ajuda a alguém para te segurar a ripa e marcares o local dos furos. Aconselho a usares um nível. Depois pegas na broca nº 10 para pedra e siga a fazer furos.

A seguir é colocar os parafusos na ripa de madeira, depois é alinhar com os furos na parede e dar umas marteladas para entrar. De seguida é apertar o melhor que conseguires e está feito.

As minhas ficaram assim:

Espero que tenhas gostado e se tiveres alguma dúvida é só comentares em baixo e terei todo o gosto em te ajudar.

Bons projectos

Sou licenciado em Sistemas de informação na Universidade Lusófona, gosto de tecnologia, programação, desportos radicais, bicicletas e motas. Adoro o Sistema Android e começo a gostar de Linux. E ainda tenho a mania que sei cozinhar.

Comentários 0
Ainda não existem comentários