Intro I’m a newbie in the Linux world but this dotfiles thing it’s AWESOME. So, as the law says, one must create a...
Banco BPI – Politicas de Phishing
Acordei com 6 mensagens no meu email que diziam assim, Actualizacao cartao matriz – Banco BPI. Percebi logo que não era do meu banco, só pelo titulo. Como bom informático pensei em ajudar os moços do BPI e decidi reportar isto reencaminhando os emails que recebi, tinha de descobrir para onde enviar.
Fui ao site deles e só têm telefone de contacto, email é para a treta. Decidi ligar para o 800 200 102, fui atendido por uma operadora que a certo ponto da conversa já me estava a sugerir que por razões de segurança tinha de fazer “reset” aos meus dados de acesso ao BPINet e que eu tinha de pedir novas credenciais, pensei para mim mesmo, “mas esta moça ouviu alguma coisa do que lhe disse?”.
Obviamente, revoltei-me e não autorizei essa alteração e voltei a frisar que apenas queria um email para report de phishing, mas a moça não parou e decidiu explicar-me que tinha coisas para dizer, coisas obrigatórias, como quem diz: “Cala-te e deixa-me dizer coisas que me obrigam dizer”.
Basicamente era o “cházinho” de anti-virus, anti-malware, que eles não pedem coordenadas nem o número das cuecas. Ela bem falou, eu só ouvi algumas partes no meio de tanto bla-bla.
Malta do BPI,
Sério? A sério? Então eu tiro do meu tempo para ajudar-vos reportando esta situação e em troca sugerem um “reset” da minha conta e oferecem uma seca a explicar o “básico” da segurança informática? A sério?
Bem sei que o comum dos mortais não percebe patavina de informática, mas mesmo depois de explicar à operadora que até percebo um pouco da “poda” e que não queria nada do que ela estava a sugerir e apenas me interessava um email de contacto, deu-me o “cházinho” sem dó nem piedade.
Sabem o que ganham com isto? Não faço mais nenhum report, não quero saber. Se para reportar uma situação é isto, imagino quando tiver sofrido um ataque informático, devem pedir para desligar a energia e emigrar para debaixo de um calhau.
Haja paciência.