Tretas e Cenas

Tretas e Cenas


Onde escrevo as minhas tretas. Tão depressa estou a escrever sobre algo poético como a seguir escrevo só para não me esquecer.

Setembro 2015
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias


Primeiro ciclo concluído

Pedro FonsecaPedro Fonseca

Foi à exactamente 4 anos que começaste o primeiro ciclo, estavas nervoso, não sabias o que te esperava. Tinhas ideias muito próprias mas eras muito tímido, sabias bem o que querias e não te subjugavas aos pensamentos dos outros. Eras diferente.

No primeiro ano, aluno de excelentes, não tiveste um recado na caderneta.

No segundo já estavas um pouco arrebitado, menos tímido, mas ainda assim, continuavas nas tuas ideias. Continuavas aluno de excelentes, muito respeitador e muito responsável. Ganhavas consciência dos outros e do viver em sociedade e amizade.

No terceiro diziam que iria ser difícil, que tinhas de estudar muito e que a matemática iria ser problemática. Tu facilmente lhe deste a volta, ainda andaste perdido mas depressa recuperaste e terminaste com sucesso, o que acho normal, ainda assim mantiveste os teus excelentes mas a tua pior nota passou a ser um 53%, um desastre que choraste mas percebeste que é fácil ter más notas quando não se estuda a sério. Neste ano já andavas reguilas, mais saído da casca, mais brincalhão. A timidez tinha desaparecido.

No quarto ano, nasceu a tua mana, que turbilhão de emoções que passaste. Julgaste que não gostávamos mais de ti, que tu eras o patinho feio. O certo é que foi o teu pior ano académico do Ciclo Básico. Nunca mais recuperaste os excelentes, tiveste um ou outro esporádico. Já respondias torto para os professores e funcionários da escola, que foi rapidamente sanado quando eu soube disso.

Lembras-te da história do chapéu dentro da escola? Pois… que rico cromo que me saíste, mas deve ser dito que corrigiste o teu comportamento. Ainda assim, não eras o mesmo Pedro que entrou na escolha à quatro anos.

Isso é bom, mudaste, tornaste-te diferente, evoluíste, percebeste qual o sabor da vitória e a dor de uma derrota. Aprendeste que para se ser realmente bom em algo tens de trabalhar muito, sem descanso e que irás ver a recompensa mais tarde, que sabe muito bem ter essa recompensa.

Vais agora começar outra etapa, o ciclo preparatório, vais ter os mesmos amigos de sempre, agora numa escola diferente. Não te posso prometer que não vais ter dias maus, de pura frustração, que não vais falhar, que não vais sentir tristeza ou até raiva. Faz parte meu filho, mas existe uma coisa que te posso dizer, nós vamos estar aqui, para te apoiar, sempre.

Vamos lá então aprender coisas novas e fazer novos amigos? Ouvi dizer que é aqui que se tem a primeira namorada, aquela em que se dá o primeiro beijo 🙂

 

Sou licenciado em Sistemas de informação na Universidade Lusófona, gosto de tecnologia, programação, desportos radicais, bicicletas e motas. Adoro o Sistema Android e começo a gostar de Linux. E ainda tenho a mania que sei cozinhar.

Comentários 0
Ainda não existem comentários