Tretas e Cenas

Tretas e Cenas


Onde escrevo as minhas tretas. Tão depressa estou a escrever sobre algo poético como a seguir escrevo só para não me esquecer.

Setembro 2015
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias


OnePlus 2 – Considerações

Pedro FonsecaPedro Fonseca

OnePlus 2, por muitos amado, por outros tantos desprezado é o telefone que se fala. Dizem que é a #HYPE, o #FLAGSHIPKILLER. Penso não ser caso para tanta agitação, mas passo a explicar.

Impressões iNICIAIS

O OnePlus 2 à primeira vista é um terminal sólido, mais pesado que o OnePlus One e com uma capa traseira mais rugosa. O OnePlus One parece ser um telefone de brincar, com menos peso e a capa traseira mais suave, mas que proporciona a sensação de leveza e rapidez, já o OnePlus 2 dá a sensação de ser sólido, robusto e que vai ser mega-hiper-rápido, mas não surpreende na velocidade ou desempenho quando posto lado a lado com o OnePlus One. Certo que as características de hardware não têm nada a ver, mas é a sensação que o comum utilizador que não percebe nada destas coisas dos telefones terá numa primeira abordagem.

PROTECÇão

Como deves calcular, sou muito “maricas” com os meus telefones, todos têm de ter protector de ecrã e capa protectora de silicone/gel, só assim fico descansado. O OnePlus 2 já trás o protector de ecrã, que para mim é um ponto positivo, assim evito colocar uma película que vai ficar com bolhas e mal colada nos cantos, de certeza. Já a capa de silicone, demora a chegar do Ebay e quanto a isso, nada a fazer. Mas é aqui que entra a minha outra preocupação enquanto o OnePlus 2 não está totalmente protegido.

O OnePlus 2, é um terminal mais pesado que a maioria, se cair ao chão, o resultado final pode não ser agradável de se ver, até porque o vidro está mesmo à face e basta um momento de menos atenção e lá se vai a beleza com o caraças. Tendo isso em mente, a minha preocupação actualmente está em ter o triplo do cuidado quando coloco/tiro dos bolsos, quando vou treinar, quando o coloco em algum sitio e tenho receio que caia com o toque de alguém ou alguma coisa. Bem sei que podes pensar que é paranóia, mas pronto, é o que é. Não é um problema do telefone mas sim apenas preocupação minha.

oneplus-2-4

HARDWARE

Na parte traseira está a capa, mais rugosa que o OnePlus One e que me parece muito melhor, por baixo dela está o lugar dos cartões sim que aceita o formato nano. A capa sai muito bem e dá a sensação que vamos partir alguma coisa, mas afinal é mesmo assim. Já o lugar dos cartões sim, sai sem ajuda de nenhuma ferramenta e devo dizer-te que os cartões assentam que nem uma luva. Isto ajuda a quem tenha de andar a trocar com frequência, que não é o meu caso, esse processo de trocar de cartões não requer aquela peça pontiaguda, sai muito bem só com os dedos, portanto, ponto positivo. Já os meus cartões, tive de pegar numa tesoura e andar a cortar para acertar no tamanho, estavam em versão micro-sim e tive de passar a nano.

oneplus-2-10

O leitor de impressões digitais é muito porreiro e funciona em 95% das vezes, isto porque tive a preocupação quando estava a configurar de ir colocando o dedo em posições diversas para que a impressão digital estivesse bem mapeada. Mas são os 5% de erro é que me lixam, é um atrofio. Quando o dedo está mais suado, sujo ou molhado, simplesmente não funciona, dá erro atrás de erro e ao fim de três tentativas pede o desenho do padrão para desbloquear. São apenas 5% das vezes, eu sei, mas conforme me vou apercebendo das situações onde falha e como falha, tento evitar usar nessas circunstâncias.

Estava habituado a ligar os meus telefones antigos pressionando no botão de ligar/desligar, já estava gravado nos meus movimentos intrínsecos, com este novo terminal tens três formas de o ligar: colocando o dedo no leitor de impressões digitais, carregar no botão de desligar/ligar e depois por o dedo no leitor, ou, dar dois toques no ecrã e depois por o dedo no leitor. Eu uso a primeira opção, é muito prático. É aqui que o OnePlus 2 me delicia, conseguir liga-lo com o simples gesto de colocar o polegar em cima do leitor, fantástico.

oneplus-2-3

Cá em casa, quando a Maria vai comer existe um ritual de colocar o youtube no telemóvel e vai de musica para crianças até que a comida desapareça do prato. Foi aqui que testei a coluna externa para o som. Tem uma qualidade porreira, o som é adequado e com um nível de sonoridade aceitável, pelo menos para quem não percebe nada de som e só quer por videos ou que aquilo emita som dos toques ou notificações, chega perfeitamente.

No que diz respeito à bateria e a forma como é carregada, ter apenas um cabo USB-C é uma treta, ninguém tem este cabo, todos os cabos que tenho espalhados ( casa, carro, trabalho ) são micro-usb e não servem. Tive de ir ao Ebay e mandar vir uns adaptadores, vamos ver se resulta. Não me apetece ter de comprar cabos novos. No que diz respeito ao tempo que a bateria aguenta no telefone, nos primeiros dias durou menos porque estava a configurar, ver como funcionava, etc. Nos dias seguintes, tinha sempre mais de 50% no final do dia, isto porque pouco pegava no telefone, poucas chamadas, ouvir musica para ir correr, ver as horas de vez em quando e alguns emails e skype pelo meio.

oneplus-2-8

Outra funcionalidade que estou a ganhar habito é o slider lateral para alterar as notificações, dá um jeito enorme em reuniões ou quando quero mudar para silencio muito rapidamente. Faz o que promete e é uma funcionalidade bem pensada.

SOFTWARE

Eu gosto de CyanogenMod, é a minha cena, sempre gostei e acho que sempre vou gostar, mas este terminal vem com Oxygen OS, uma versão com algumas alterações ao Android de base, que até não estão más mas para mim faltam algumas coisas, por exemplo, os moços da OnePlus dizem que se pode configurar os botões para ter a acção que quisermos, mentira. Podemos sim configurar os botões para o Long Press, ou seja, para ficar lá com o dedo, ou toque longo como eles chamam,  e aquilo faz qualquer coisa. Ora, eu queria era puder configurar o toque simples, não dá.

2015-09-05 06.54.54

No inicio da configuração do telefone perguntou se queria activar o Shelf, uma cena nova que eles criaram que podes ver aqui, disse que sim, mas depois para descobrir onde desactivar, foi um pincel. Acho que devia estar noutro sitio a opção.

Outra coisa que me irritou foi a aplicação de fotografias, aquilo tem lá três modos para fotos: Limpar imagem, HDR e Beleza. Pois bem, pensei que tinha de estar um seleccionado e depois tirava fotografia, mas a porra do Flash não funcionava em nenhum desses modos. Após alguns minutos a atrofiar completamente com aquilo, percebi que não é obrigatório o modo estar seleccionado, após isso, o flash lá apareceu. Irritou-me um bocado, mas pronto.

2015-09-05 06.57.46

As fotografias e videos ainda não foram testados a 100%, afinal um gajo tem de trabalhar e tal, mas pelos pequenos testes que fiz percebo que a câmara não desilude, o MKBHD fez um video que fala sobre isto que explica bem a coisa. Mas para mim, que só quero tirar fotografias e que fiquem bem, este telefone cumpre nesse aspecto. A funcionalidade de desenhar um circulo no ecrã com o telefone desligado e abrir a câmara é um ponto positivo.

Outra coisa que achei um espectáculo quando ia correr era ao colocar os headphones, e depois de abrir a aplicação da musica e colocar a tocar, na barra de notificação aparecia um Audio Tuner, é mesmo fixe, o som fica porreiro e faz diferença, gostei.

2015-09-05 06.59.24

Em termos de chamadas recebidas/feitas, a qualidade de som é muito boa, o microfone funciona muito bem, mesmo quando estava a falar muito baixo num sitio cheio de barulho e de gente. Ouvia a outra pessoa do outro lado com uma clareza aceitável.

conclusão

Estou a gostar do telefone, ainda com receio de o deixar cair enquanto não estiver protegido. Ser dual-sim é um ponto muito positivo para mim, se juntar o hardware que vem, é uma situação vencedora. Já o software, não sou fã, pode ser que melhore em actualizações, mas por agora serve, quando for suportado pela CyanogenMod lá terei de mudar.

De um modo geral o telefone é realmente bom pelo preço que tem, a porcaria é o sistema de compra que ainda é preciso convite. Mostrei o telefone a uma pessoa amiga que está fora do país e queria comprar um para levar, a reacção quando lhe contei como era o processo de compra foi de total estupefacção, não acreditou que assim fosse. É ridículo este sistema.

Em suma, se estiveres a pensar mudar de telefone e estás indeciso porque não sabes se este é uma boa compra, digo-te para não te preocupares, vais ter qualidade e vais ficar satisfeito. Recomendo-o porque sei que vais ter cuidado com ele, que o vais proteger de quedas ou de maus tratos, agora se és uma pessoa que anda sempre em cima de andaimes e o telefone está sempre a cair-te do bolso, escolhe outra coisa, este não é o telefone para ti.

Sou licenciado em Sistemas de informação na Universidade Lusófona, gosto de tecnologia, programação, desportos radicais, bicicletas e motas. Adoro o Sistema Android e começo a gostar de Linux. E ainda tenho a mania que sei cozinhar.

Comentários 0
Ainda não existem comentários