Tretas e Cenas

Tretas e Cenas


Onde escrevo as minhas tretas. Tão depressa estou a escrever sobre algo poético como a seguir escrevo só para não me esquecer.

Julho 2015
S T Q Q S S D
« Jun   Ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Categorias


Banhos e relaxar, vamos a isso?

Pedro FonsecaPedro Fonseca

Banhos, quem não gosta de os tomar, seja em rio ou em mar, desde que sejam relaxantes e de preferência no verão, de certeza que estamos todos prontos para isso. O difícil é encontrar um bom SPOT sem muita gente. Este artigo dá-te umas dicas.

Sobe a temperatura, baixa a paciência e começa o verão

Começou a época de andar a banhos, as temperaturas começam a subir, os miúdos estão de férias e sem nada para fazer, as alternativas para passeio são sempre as mesmas, parece que já conhecemos tudo ou e não temos coisas novas para explorar.

A juntar a isso, a paciência já começa a ser pouca, afinal já estamos a acumular um ano inteiro de afazeres e as férias já são mais que merecidas. A juntar a isto tudo já começou o verão.

As condições de escolha

Para serem considerandos SPOTs e aprovados, existem algumas condições básicas que têm de cumprir para que seja digno da minha visita e depois a respectiva recomendação.

Estas condições estão ordenadas por grau de importância, onde a primeira é a  mais importante e a ultima a menos importante.

Cerva, Ribeira de Pena

GPS41.469999, -7.844995

Cerva é daquelas vilas que adoro por diversos motivos, um deles é a sua bela represa de água fresca onde se passa um dia sempre grande preocupação.

Esta vila está muito perto do maior cabo suspenso da europa no Pena Aventura, é sempre um bom sitio a visitar quando estiveres por perto. Mas deixa lá mostrar as fotografias de onde se toma banhoca.

Estive neste local no verão de 2014, durante dois dias e só me apetece regressar.

Albufeira do azibo,  Bragança

GPS: 41.581812, -6.904591

Que bela localidade, espaço é coisa que não falta, já o estacionamento pode ser complicado ( nos parques oficiais ). Com diversa restauração ao longo das margens torna tudo mais simples, esta-se muito bem neste local.

Como este SPOT está perto de Bragança, recomendo como visita secundária o Domus Municipalis que é único na Península Ibérica.

Rabaçal, Valpaços

GPS: 41.631772, -7.247130

Esta localidade é privilegiada porque passa lá o Rio Rabaçal que divide o concelho de Chaves com Bragança. Aqui nem rede de telemóvel se tem, isto porque fica num vale. Foi a localidade em que a quantidade de pessoas por metro quadrado era quase zero, no seu pico de afluência estavam lá 6 pessoas a contar com 4 do meu lado 🙂

Sendo este SPOT uma zona de passagem, recomendo visitar Chaves pelas suas termas, que não conheço porque estavam em obras quando por lá passei.  E já que lá estás, prova o famoso pastel, nada de especial, mas é mais uma iguaria a juntar à colecção “Coisas tugas que já comi”.

Praia Fluvial da Congida, Freixo de Espada à Cinta, Bragança

GPS: 41.076720, -6.778998

Este SPOT respira calma, muita calma. Podemos ir lá tomar uns banhos e continuar para o nosso destino ou podemos sempre alugar uma moradia. Como estava de passagem, chegou a banhoca que dei por lá. Se preferires podes sempre usar a piscina, mediante pagamento.

A cereja em cima do bolo é existirem churrasqueias para pic-nic, basta levar as coisas. Conta também com um bar de apoio.

Boas aventuras

Agora com estas dicas já podes definir uma rota, meter uns trapos na mala de cartão e seguir à aventura. Espero sinceramente que gostes, eu adorei.

Se precisares de alguma dica ou recomendação, já sabes, deixa um comentário em baixo e terei todo o gosto em ajudar.

Bons passeios.

Sou licenciado em Sistemas de informação na Universidade Lusófona, gosto de tecnologia, programação, desportos radicais, bicicletas e motas. Adoro o Sistema Android e começo a gostar de Linux. E ainda tenho a mania que sei cozinhar.

Comentários 1
  • Rui Gomes
    Posted on

    Rui Gomes Rui Gomes

    Responder Autor

    Excelente artigo, parabéns!!!
    Alguns destes locais eu conheço pois a minha família materna é transmontana e posso por isso assegurar que esta análise esta correctíssima…