Intro I’m a newbie in the Linux world but this dotfiles thing it’s AWESOME. So, as the law says, one must create a...
Via Verde e as Facturas
Estes meninos da via verde andam a brincar com o povo
Se usas a via verde e estás atento às facturas que a Autoridade Tributária e Aduaneira ( DGCI ) recebe e pede para que sejam categorizadas pelo contribuinte de acordo com as novas categorias, já deves ter reparado que não aparece nenhuma da Via Verde. Estranho não é? E se tens o débito directo e facturação electrónica tudo isto devia ser simples, certo? Errado.
Pois bem, após o Miguel Stella me ter dito que para que isso aconteça teremos de informar à Via Verde que tem autorização para efectuar a comunicação dos meus dados fiscais. Mas a quem perguntas tu, certo? Pois, à Autoridade Tributária e Aduaneira. Estranho não é? Isto é uma entidade que acede à minha conta bancária sem me pedir o PIN e que não autorizei nada, mas para poder dar o meu NIF à DGCI tenho de autorizar que eles possam fazer isso. Cheira-me a esturro.
Portanto, o que deves fazer é aceder ao portal da Via Verde em https://clientes.viaverde.pt/ e na zona dos Pedidos, criar-se um novo pedido e colocar este texto:
Venho por este meio solicitar que forneçam o meu NIF, Nome e Morada à Autoridade Tributária e Aduaneira, Concessionárias e outros Operadores em que seja efectuada a cobrança através do sistema Via Verde.
Após isto, os senhores da Via Verde já têm autorização para comunicar o teu NIF e pagar os respectivos impostos.
Imagem de GevoelsFotografie
Obrigado!
Muito útil!