Tretas e Cenas

Tretas e Cenas


Onde escrevo as minhas tretas. Tão depressa estou a escrever sobre algo poético como a seguir escrevo só para não me esquecer.

Dezembro 2010
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Categorias


Um boneco verde ao meu redor.

Pedro FonsecaPedro Fonseca

Quando comecei a aventura de conhecer o “verdinho” tinha uma vaga ideia do que era o Android e o que poderia vir a ser, a investigação começou logo e depressa me apercebi que seria algo sério e muito interessante de acompanhar.

Não se ouvia falar em Android na comunicação social nacional, não se vi o boneco verde em nenhum anuncio publicitário, nada. Toda a informação vinha de fontes estrangeiras alem fronteiras e a conta gotas, mas esse cenário mudou, agora está muito diferente e ainda bem. O Android para o publico em geral apareceu em meados do ano de 2009, já em Março de 2010 começou a aparecer no mercado nacional os equipamentos Low Cost e aí começou a massificação deste sistema operativo para telefones.

Isto trouxe uma enchente de gente nova ao Android mas acima de tudo veio mostrar uma realidade completamente diferente aos utilizadores de outras plataformas móveis. Cedo me apercebi que no meu circulo de conhecimentos o Android já andava a fazer os seus “estragos”, quase todos já tinham um telefone com Android. Fiquei contente de saber que todos eles conseguiram ver algo de interessante no sistema, mas por outro lado sabia que iria começar uma nova vaga de perguntas sobre o sistema e as suas potencialidades.

Muitos perguntavam que programas usava, outros se existia uma aplicação que fizesse X ou Y, outras queriam saber como se fazia isto ou aquilo, mas o mais comum seria perguntarem que aplicações seriam vitais para se começar.

Neste capitulo não existem formulas mágicas, depende muito do perfil de utilizador que cada um tem, mas claro que existe um conjunto de aplicações que considero serem vitais para qualquer utilizador de Android.

Sendo assim vou deixar aqui uma lista de aplicações, que à data de hoje, fazem sentido. Para as instalar basta ter a primeira aplicação que sugiro instalada e depois com ela ler os vários QR-Codes que se apresentam.


Barcode Scanner

Esta aplicação que vai “poderes” de leitura de códigos de barra e QR-Codes, chama-se Barcode Scanner

ES File Explorer

De seguida um explorador de ficheiros que tanto acede aos ficheiros do terminal com da nossa rede ou até mesmo de uma ligação FTP.

Check Balance

Esta aplicação permite configurar os código USSD das operadoras e assim consultar saldo, consumos Internet ou outras coisas com apenas um atalho no ecrã.

Dropbox

Para quem usa as versões Dektop, esta aplicação tem de estar no terminal logo de inicio.

KeePass Droid

Eu uso a versão Portable deste software no Desktop e claro que tinha de ter a versão Android.

NewsRob

Se usam o Google Reader este é o programa que tem de estar no telefone Android.

Screebl Lite

A simplicidade desta aplicação espanta qualquer um. Simplesmente mantém o ecrã do telefone ligado enquanto este está a ser manipulado pelo utilizador.

twicca BETA

O melhor cliente para quem anda no Twitter.

Winamp

Quem é que não conhece o Winamp? Pois é, também tem versão Android.


Estas escolhas pretendem ser as que considero vitais para a generalidade das pessoas. Espero que vos seja útil e se tiverem sugestões, comentem.

Comentários 0
Ainda não existem comentários