Tretas e Cenas

Tretas e Cenas


Onde escrevo as minhas tretas. Tão depressa estou a escrever sobre algo poético como a seguir escrevo só para não me esquecer.

Dezembro 2010
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Categorias


Eclipse + Subversion + Google Code

Pedro FonsecaPedro Fonseca

Olá pessoal,

Este artigo é direccionado na tentativa de desmistificar um pouco a escrita de código de forma colaborativa em programação usando o Eclipse, Subversion e Google Code.

Hoje recebi o enunciado de Fundamentos de Programação (FP) e o objectivo será criar uma “Vending Machine” em Java de forma colaborativa com mais dois “camaradas”. Este processo pode ser penoso se não se usar um método de controlo de versões e que esteja na disponível 24h por dia.

Eu escolhi o pack SubVersion + Google Code. Fui aconselhado por pessoal mais experiente (@cafonso , @tymonn) e aqui fica o agradecimento público.

O processo configuração é bastante simples e vou tentar explicar neste artigo. Assim já podem fazer o vosso projecto em colaboração com o resto do grupo e sem perder código e ter controlo sobre as versões.

A configuração tem 3 passos:


Configurar no Eclipse o Subversion 1.6.x


O processo tem apenas 12 passos e pode ser feito com ajuda desta página. Após esta configuração recomenda-se o “restart” do eclipse.


Criar o Alojamento do Projecto no Google Code


O Google Code tem uma coisa muito má neste nosso caso, o código fica disponível para toda a gente que o procure, mas aqui vamos usar um truque de algibeira. As vantagens em usar o Google Code são algumas mas uma das melhores é o preço, custo zero.

Para criar um projecto basta ir a esta página e preencher tudo, ter cuidado onde diz Version control system a escolha tem de ser Subversion.

1º Truque: Dar um nome ao projecto que não tenha a ver com nada e assim tornar a sua pesquisa um pouco complicada. Ex.: clppucpk2hc52vplxmz07fz3t3bgwv

Quem for inteligente consegue mesmo assim chegar ao vosso projecto, mas isso é outra conversa 🙂

2º Truque: Nas propriedades do projecto, esconder a TAB Source. Com isto o código está longe de olhares atrevidos.

Após isto basta adicionar o membros que vão trabalhar no projecto e todos eles têm de seguir o processo desta página.


Configurar o alojamento no eclipse


Esta é a parte mais fácil, basta fazer como vou demonstrar nas imagens.

Ir para a perspectiva do SVN



Criar uma nova ligação. Atenção que o link tem de ser assim, com HTTPS e tudo: https://[O_NOME_DO_PROJECTO].googlecode.com/svn



O aspecto final deve ser algo deste género.



Agora mudamos para a perspectiva Java e criamos um novo Projecto com uma Class lá dentro. Após isto vamos partilhar o código com a equipa.



Escolhe-se SVN



E quando aparecer esta janela


Basta ir a este link e ficar a saber a password que têm para o vosso user. Cada utilizador do projecto tem de saber a sua senha.E já está.

O vosso código está online e pronto a ser partilhado com os membros do vosso grupo. Todos eles fazem os mesmo passos que acabamos de explicar, menos criar o projecto no Google Code.


Enjoy.




Comentários 2
  • Miguel Verissimo
    Posted on

    Miguel Verissimo Miguel Verissimo

    Responder Autor

    Bom tutorial Pedro.

    Agora só falta explicar o básico do SVN, ie. tags, trunk, branches, commits, checkin e checkout, merge, and so on…

    Para quem nem sequer está a pensar nisto agora, digo-vos que vai-se tornar essencial sempre que precisarem de programar mesmo quando não estão a programar em equipa. Manter o controlo da source, e ir fazer versionamento do código, não só é uma boa prática, como é standard na indústria.


  • Thales
    Posted on

    Thales Thales

    Responder Autor

    bem útil.