Tretas e Cenas

Tretas e Cenas


Onde escrevo as minhas tretas. Tão depressa estou a escrever sobre algo poético como a seguir escrevo só para não me esquecer.

Outubro 2010
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias


What managers need to Know!

Pedro FonsecaPedro Fonseca

A palavra crise tem rodeado o nosso quotidiano nos últimos anos, muito se tem dito, que é uma crise de valores, uma crise especulativa ou que é uma crise de capitais. Seja como for, a crise, está aí e não dá sinais de desaparecer tão cedo se não tomarmos atitudes sérias e com visão.

Penso que actualmente estamos perante uma crise de valores pessoais ou para com a comunidade que rodeia. À poucos dias ouvi falar uma senhora, que ao dar uma entrevista dizia algo deste género – “Eu já passei por muito e não é esta suposta crise que me vai conseguir abalar.” – Ora esta senhora, que devia estar nas sessenta primaveras, referia-se a tempos de austeridade a sério, mas onde os valores eram intocáveis e a educação um bem muito preservado.

 

Mas esta conversa toda vem a propósito de um livro que comecei a ler e tinha lá duas frases que me entraram na cabeça e explica o porquê de Portugal estar onde está neste momento.

 

Employees that don’t know the Company’s history, mission and vision will not do a good job and may ruin all.

 

Esta afirmação do autor tem uma vista empresarial, mas extrapolando para o nosso país, verificamos que o problema é a falta de valores das camadas mais jovens e a falta de visão de todo o povo português que não sabe, e muitas vezes não quer saber, realmente, o que a classe politica tem em mente e acabamos todos por fazer um mau trabalho.

 

People often refuse to admit they have made a mistake. Dissonance theory predicts that people will persist in the original decision. They will even repeat it as a way of justifying it, thus compounding the bad decision rather than face the dissonant admission that they were wrong in the first place” by Henry Tosi and Neal Mero

 

Já a segunda afirmação, tem base cientifica e chama-se Dissonância Cognitiva. Isto é altamente perigoso, mesmo em pessoas inteligentes ou que se julgam inteligentes. Na minha opinião está tudo a sofrer deste mal, são todos doentes, só pode.

 

Este livro que estou a ler, devia ser lido por toda a classe politica, sem pudor ou receios, iríamos todos beneficiar com as lições que estes senhores conseguissem aprender.

 

O livro surge na minha vida por causa da vida académica, dois dos meus professores, académicos por escolha mas profissionais com largos anos de experiência, me terem recomendado a leitura atenta, sem saberem que ambos o fizeram  e que me fez despertar um sinal que o livro devia ser mesmo bom, e é.

 

Recomendo se tiverem interessados em ler sobre gestão na perspectiva do gestor de uma empresa ou equipa.

Comentários 0
Ainda não existem comentários