Tretas e Cenas

Tretas e Cenas


Onde escrevo as minhas tretas. Tão depressa estou a escrever sobre algo poético como a seguir escrevo só para não me esquecer.

Julho 2010
S T Q Q S S D
« Mai   Ago »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Categorias


Cozinha IKEA – Capitulo 0

Pedro FonsecaPedro Fonseca

 

 

A ideia já tomava forma à mais de três anos, mas este ano temos as condições necessárias para avançar com a remodelação dos armários da cozinha, os actuais têm mais de 10 anos. Não que sejam muito velhos, mas algumas portas estão mesmo a precisar de uma reforma.

A escolha do tipo de armários que iríamos comprar foi unânime, teria de ser uma cozinha IKEA, a relação de qualidade preço teve um papel fundamental na escolha, e juntando as soluções de arrumação que são geniais. ainda mais óbvio se tornou. O processo inicial foi simples, tirei medidas da cozinha para conseguir chegar a um esboço do que seria possível fazer usando o simulador que o IKEA nos disponibiliza.

Perdi algum tempo a adaptar-me ao programa, que é todo em FLASH e muito simples por sinal. Após vários dias de concepção, estudo e avaliação das opiniões da família, cheguei à versão “V8?“, sempre com muitas dúvidas se era possível aquele bloco ali, se podia ter aquela altura, etc.

Quando pensei que tinha uma obra prima digna das melhores galerias internacionais, desloquei-me ao IKEA para ver as minhas duvidas respondidas e ter a versão “V8?” aprovada por alguém que efectivamente percebi do assunto. A vantagem de fazer primeiro o desenho em casa, solidificar ideias e ter as respectivas dúvidas torna a validação muito mais simples de acontecer quando questionados pelo técnico, o que achei bom foi o nosso desenho ficar guardado nos servidores do IKEA por 365 dias, mais do que tempo suficiente para decidirmos.

Após alguma resistência ao usar uma nova versão da aplicação onde gravei o desenho, que tinha sido implementada no inicio deste mês e que veio substituir uma mais antiga, reparei que o meu desenho estava todo mal. Sim todo mal, a ideia base manteve-se mas os moveis estavam todos mal escolhidos. Com a ajuda do técnico e passadas duas horas, o tempo voa nestas coisas, chegámos a um desenho final que me agradou bastante.

Fez-se o orçamento final e aí surgiram as minhas questões mais urgentes:

A lista é extensa mas pertinente, soube nesse dia que o IKEA só vende os móveis, tudo o resto é a empresa TNB que fornece os serviços e que rica lista de serviços. As respostas a todas a minhas inquietudes foram detalhadamente fornecidas e fiquei maravilhado com a qualidade que aquele pessoal me esclareceu.

Irei ter muito em breve um técnico especializado em minha casa para verificar medidas e certificar-se que o desenho final está aprovado e é exequível. Podia ter passado este passo, mas eu prefiro ter a certeza que tudo bate certo. O pagamento da cozinha nova e desmontagem da antiga só é confirmado após a aprovação das medidas.

Após isso, foi cachorros de 0,50€ para todos e coca-cola até à morte no restaurante do IKEA ficando com a sensação que este plano tem tudo para dar certo.

Sou licenciado em Sistemas de informação na Universidade Lusófona, gosto de tecnologia, programação, desportos radicais, bicicletas e motas. Adoro o Sistema Android e começo a gostar de Linux. E ainda tenho a mania que sei cozinhar.

Comentários 2
  • r3pek
    Posted on

    r3pek r3pek

    Responder Autor

    Aparece no gtalk que eu explico-te 🙂


  • Luisa Gomes
    Posted on

    Luisa Gomes Luisa Gomes

    Responder Autor

    Acho extraordinária a candura deste seu texto! Pois eu estive 3 horas a planificar a cozinha e ao sair a tal empresa de transporte e montagem começou o assalto. O orçamento? Logo se vê, primeiro paga (nem orçamento aproximativo há, e isso do metro linear pode ser tudo). As meninas da informação não sabem informar, só sabem que se paga à cabeça depois de verificadas as medidas. 50 euros por metro para colocar uma bancada? 40 euros a mais para colocar uma torneira? Lá se foi a bela cozinha. Não volto mais à IKEA, que nos entrega nas mãos de tal empresa e sem alternativa!