Intro I’m a newbie in the Linux world but this dotfiles thing it’s AWESOME. So, as the law says, one must create a...
Cozinha IKEA – Capitulo 0
A ideia já tomava forma à mais de três anos, mas este ano temos as condições necessárias para avançar com a remodelação dos armários da cozinha, os actuais têm mais de 10 anos. Não que sejam muito velhos, mas algumas portas estão mesmo a precisar de uma reforma.
A escolha do tipo de armários que iríamos comprar foi unânime, teria de ser uma cozinha IKEA, a relação de qualidade preço teve um papel fundamental na escolha, e juntando as soluções de arrumação que são geniais. ainda mais óbvio se tornou. O processo inicial foi simples, tirei medidas da cozinha para conseguir chegar a um esboço do que seria possível fazer usando o simulador que o IKEA nos disponibiliza.
Perdi algum tempo a adaptar-me ao programa, que é todo em FLASH e muito simples por sinal. Após vários dias de concepção, estudo e avaliação das opiniões da família, cheguei à versão “V8?“, sempre com muitas dúvidas se era possível aquele bloco ali, se podia ter aquela altura, etc.
Quando pensei que tinha uma obra prima digna das melhores galerias internacionais, desloquei-me ao IKEA para ver as minhas duvidas respondidas e ter a versão “V8?” aprovada por alguém que efectivamente percebi do assunto. A vantagem de fazer primeiro o desenho em casa, solidificar ideias e ter as respectivas dúvidas torna a validação muito mais simples de acontecer quando questionados pelo técnico, o que achei bom foi o nosso desenho ficar guardado nos servidores do IKEA por 365 dias, mais do que tempo suficiente para decidirmos.
Após alguma resistência ao usar uma nova versão da aplicação onde gravei o desenho, que tinha sido implementada no inicio deste mês e que veio substituir uma mais antiga, reparei que o meu desenho estava todo mal. Sim todo mal, a ideia base manteve-se mas os moveis estavam todos mal escolhidos. Com a ajuda do técnico e passadas duas horas, o tempo voa nestas coisas, chegámos a um desenho final que me agradou bastante.
Fez-se o orçamento final e aí surgiram as minhas questões mais urgentes:
- Alguém vai confirmar medidas?
- Desmontam a minha cozinha antiga?
- Tenho um intervalo de tempo entre a desmontagem e montagem para limpezas e pequenas obras de restauro?
- Quando desmontam?
- Quando trazem a cozinha?
- Quando montam?
- Quanto tempo demora a montagem?
A lista é extensa mas pertinente, soube nesse dia que o IKEA só vende os móveis, tudo o resto é a empresa TNB que fornece os serviços e que rica lista de serviços. As respostas a todas a minhas inquietudes foram detalhadamente fornecidas e fiquei maravilhado com a qualidade que aquele pessoal me esclareceu.
Irei ter muito em breve um técnico especializado em minha casa para verificar medidas e certificar-se que o desenho final está aprovado e é exequível. Podia ter passado este passo, mas eu prefiro ter a certeza que tudo bate certo. O pagamento da cozinha nova e desmontagem da antiga só é confirmado após a aprovação das medidas.
Após isso, foi cachorros de 0,50€ para todos e coca-cola até à morte no restaurante do IKEA ficando com a sensação que este plano tem tudo para dar certo.
Aparece no gtalk que eu explico-te 🙂
Acho extraordinária a candura deste seu texto! Pois eu estive 3 horas a planificar a cozinha e ao sair a tal empresa de transporte e montagem começou o assalto. O orçamento? Logo se vê, primeiro paga (nem orçamento aproximativo há, e isso do metro linear pode ser tudo). As meninas da informação não sabem informar, só sabem que se paga à cabeça depois de verificadas as medidas. 50 euros por metro para colocar uma bancada? 40 euros a mais para colocar uma torneira? Lá se foi a bela cozinha. Não volto mais à IKEA, que nos entrega nas mãos de tal empresa e sem alternativa!