Tretas e Cenas

Tretas e Cenas


Onde escrevo as minhas tretas. Tão depressa estou a escrever sobre algo poético como a seguir escrevo só para não me esquecer.

Maio 2010
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Categorias


Que telefone devo comprar?

Pedro FonsecaPedro Fonseca

Cada dia que passa os telefones Android dão um avanço enorme, estão sempre a sair novos modelos com novas capacidades a nível do hardware e quem não percebe muito do que está em causa quando quer escolher um novo telefone, perde-se em muita informação. No meu percurso como colaborador do androidPT é com frequência que me perguntam qual o aparelho que devem comprar.

Quem pergunta não sabe fazer uma avaliação mais ponderada sobre o assunto e desconhece que nunca está em causa o sistema Android e as suas capacidades mas sim as limitações do aparelho em si.

Na arquitectura e filosofia do Android como Sistema Operativo está a sua interoperabilidade com várias arquitecturas de hardware e fabricantes. As capacidades deste Sistema Operativo é, de um modo geral, muito igual em todos os aparelhos que ele possa estar instalado, reproduz musicas, faz partilhas para as redes sociais, envia emails, acesso ao Market, sincroniza com a nuvem Google entre outras coisas.

O sistema Android permanece quase inalterado, e digo quase porque existem algumas variações de fabricantes mas que podem ser facilmente alteradas com um pouco de experiência e ajuda da comunidade, que tem um papel muito importante, mas que irei abordar mais à frente o seu peso na decisão final.

Não estando em causa as capacidades do Sistema Operativo, quais serão as variáveis a que um possível comprador tem de prestar atenção? Eu diria que são quatro; todas elas com um peso muito elevado na escolha e que podem ser determinantes para uma má experiência quando não são levadas a sério na altura da escolha.

Capacidades de super-herói

Todos os telefones de hoje em dia têm as capacidades básicas, tiram fotografias, reproduzem ficheiro áudio, escrevem SMS e MMS e até fazem vídeo. Mas como em todos os aparelhos tecnológicos, existem uns que fazem melhor que outros.

Nos aparelhos equipados com Android a única coisa que vai variar são as capacidades entre equipamentos, como por exemplo, câmara com maior qualidade, se faz vídeo em alta definição ou se tem uma boa capacidade interna de armazenamento, entre outras.

Estas capacidades podem ser determinantes na escolha do aparelho, escolha com o pensamento no que vai precisar e não no que fica bem, para que ter 32GB de memória interna se 4GB chegam e sobre.

Longevidade

Outro ponto de extrema importância é a longevidade que um aparelho nos irá permitir alcançar. Por certo, não vai escolher um aparelho que poderá ter uma vida inferior a seis meses, se calhar não vale o investimento. Mas não vai comprar a ultima novidade, que apesar de ter as melhores hipóteses em termos de longevidade por ser novo, pode ser um modelo ainda com algumas falhas.

O ideal para calcular bem esta variável é poder avaliar se a simbiose entre hardware e software está a ser feita com limitações ou se ainda tem espaço para crescer. Ao escolher um aparelho com um processador mais lento poderá estar a prejudicar a sua capacidade de processamento em futuros desenvolvimentos da plataforma na vertente de 3D.

O que se pretende é um aparelho que consiga acompanhar as ultimas tendências de acordo com as suas necessidades, que é uma das vertentes mais importantes mas que irei discutir mais à frente.

Comunidade

Tem-se vindo a observar que os fabricantes de aparelhos, raramente conseguem acompanhar a velocidade com que as alterações são colocadas nos aparelhos e raramente corrigem o que está mal com o sistema.

A comunidade tem um papel muito importante neste aspecto, ao escolher um aparelho em que a comunidade é relativamente baixa em produzir resultados, o mais certo será o seu aparelho nunca receber as tão desejadas actualizações nem mesmo pelo fabricante, afinal já vendeu o equipamento e quer que o consumidor compre outro com as melhorias, do que manter o antigo e não pagar nada pelas actualizações.

A importância de escolher um aparelho com uma grande comunidade é directamente proporcional à importância que você dá às actualizações e às ultimas tendências no sistema. Esta avaliação tem de ser feita de acordo com as suas necessidades enquanto consumidor de tecnologia.

Normalmente a comunidade leva ao limite todas as capacidades do seu aparelho, melhorando-o e preparando-o para as novas funcionalidades e sempre a custo nulo e sem questionar. O senão, é que normalmente para seguir o caminho das comunidades o aparelho perde a garantia, risco que deve ser calculado.

O que realmente me importa

Sim, o que realmente importa é a sua escolha pessoal, o seu estilo de vida, o seu quotidiano, a sua forma de usar o aparelho e o que vai fazer com ele.

O que lhe interessa ter um telefone com rádio FM se nem tem tempo para ouvir isso no telefone? Que diferença faz ter 2GB de memória interna ou 32GB se a única coisa que lá guarda são dois ou três álbuns de musica? Para que um processador rápido se nem joga no aparelho? Se eu uso só a sincronização de calendários, contactos e email o que me interessa ter poder de processamento?

O que lhe peço é que faça uma avaliação concreta do que faz com o telefone. A titulo de exemplo, eu sou um grande fã dos transportes públicos e gosto de ouvir a minha música nas viagens diárias, com isto gosto de jogar um ou dois jogos enquanto a viagem dura.

Eu tive de escolher um telefone que tivesse uma saída de 3,5mm para os headphones, que tivesse uma boa qualidade de som, que pudesse armazenar algumas musicas no aparelho e que por fim conseguisse jogar um jogo mais complexo em termos de processamento. Como gosto também de GeoCaching o telefone tinha de ter GPS obrigatoriamente.

Isto é o que realmente interessa para mim, para si pode ser outra coisa qualquer, pode ser financeira, cultural ou até mesmo funcional, você é que deve escolher o que realmente importa.

Conclusão

Se pegar nestes quatro aspectos e ponderar sobre eles, de certeza que irá conseguir chegar a pelo menos dois ou três aparelhos que o satisfazem na sua plenitude. Seja razoável e não caia no erro de escolher porque é moda, veja as suas necessidades e faça a escolha correcta.

Espero que o seu aparelho de sonho esteja pronto para lhe mudar a vida, porque o Android já mudou muitas.

Comentários 0
Ainda não existem comentários