Tretas e Cenas

Tretas e Cenas


Onde escrevo as minhas tretas. Tão depressa estou a escrever sobre algo poético como a seguir escrevo só para não me esquecer.

Abril 2010
S T Q Q S S D
« Nov   Mai »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Categorias


Cloud Computing + Android = Sucesso

Pedro FonsecaPedro Fonseca

Cada dia que passa noto que o Android, como sistema operativo móvel, é o melhor que existe. Não me canso de explicar às pessoas que me rodeiam as suas potencialidades e vantagens na organização de uma vida complicada que exige uma exactidão cirúrgica.

Vou pegar no meu exemplo que pode ser comparado com todas as vidas normais que por aí andam. Até alguns meses atrás era um utilizador normal do telemóvel, tinha o meu Nokia n73, corria tudo lindamente, pensava eu, mas o que eu não sabia era que tinha uns pequenos problemas que estavam invisíveis mas que ocasionalmente faziam o melhor que sabem, complicar-me a vida.

Certo dia vejo num jornal a falar de “Cloud Computing” mais conhecido por Nuvem, pensei eu que deveria ser mais uma tecnologia complicada e que não iria ter aplicação prática na minha vida, estava ali apenas a encher mais um pedaço de espaço num matutino gratuito.

Vim a mudar de ideia e hoje estou completamente convencido que o conceito de Nuvem é o futuro, basta olhar para a empresa que está no quarto lugar das melhores para se trabalhar, a Google. Esta organização leva este conceito bem a sério, se olharmos para um dos seus serviços mais populares, o Gmail, reparamos que o podemos usar na sua totalidade, basta ter acesso à internet.

Aqui entra o Android, este sistema é mais uma forma de consultar o seu Gmail e não só. Muito se pode dizer do robô verde, mas numa coisa todos os amantes do android vão concordar em uníssono, é a plataforma de eleição para usar o serviços Google e a sua integração é de tal forma que tudo acontece de um modo tão natural e sem problemas que achamos ser perfeito demais .Mas todos os produtos têm o seu ponto fraco e este não iria ser diferente, como referia um amigo meu num artigo de opinião

Estamos todos preparados para este dependência? Conseguimos suportar a ausência de serviços como o Gmail mesmo que por apenas umas horas? E se tivermos que começar a pagar por eles? Temos alternativas?

Eu considero que sim, estamos preparados para ficar sem eles e até estamos prontos a pagar por eles, afinal sabemos que apesar de ser um serviço excelente é um algo gratuito e se falhar só temos de lamentar e esperar que seja resolvido. Este é o ponto fraco do conceito Nuvem, estamos muito dependentes do fornecedor do serviço.

Mas sendo o sistema android o melhor para usar serviços Google aplicando o conceito Nuvem, como é que isso se pode traduzir na melhoria da qualidade de vida individual? Simples, no meu caso tenho alguns calendários pessoais e a minha esposa tem os seus, todos eles estão na Nuvem e acessíveis através do telefone android. Eu tenho acesso aos seus eventos, que previamente ela partilhou comigo e vice-versa, uma simples funcionalidade que faz um grande trabalho, vejamos.

Almoços, aniversários, reuniões de família, consultas médicas, reuniões de condomínio, pagamentos de serviços entre outras coisas, estão no nosso calendário partilhado e conseguimos ter “sempre os olhos na bola” nunca perdendo a concentração. Isto é aumentar a minha qualidade de vida e permitir que a concentração esteja sempre onde é mais necessária. Segundo o David Allen, autor do livro “Getting Things Done“, a melhor forma de produzir mais é criar listas de afazeres e dividi-las pelas várias áreas que carecem da nossa intervenção.

Como li este livro já faz algum tempo e achei muito inteligente todas as sugestões nele explicadas, usei o conceito de Nuvem e decidi levar ao extremo a sua aplicação na minha vida com a ajuda de um telefone android! Hoje tudo corre com mais facilidade, tenho tudo sobre controlo e chego até a pensar que afinal a vida não é assim tão complicado, nós é que não andamos devidamente organizados.

Sou licenciado em Sistemas de informação na Universidade Lusófona, gosto de tecnologia, programação, desportos radicais, bicicletas e motas. Adoro o Sistema Android e começo a gostar de Linux. E ainda tenho a mania que sei cozinhar.

Comentários 0
Ainda não existem comentários