Tretas e Cenas

Tretas e Cenas


Onde escrevo as minhas tretas. Tão depressa estou a escrever sobre algo poético como a seguir escrevo só para não me esquecer.

Maio 2009
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias


Portabilidade – Regra de Ouro

Pedro FonsecaPedro Fonseca

Na continuação do ultimo artigo sobre portabilidade hoje vou falar do que se deve fazer após comprar o disco externo.

Normalmente os discos externos já vêm com algumas coisas lá “dentro”, sugiro que se apague tudo, sem olhar o que por lá anda. Para os mais cépticos, podem copiar isso para uma pasta no vosso computador de casa, para salvaguardar alguma situação inopinada.

A primeira coisa a fazer é configurar uma letra para a drive, convém que se faça este passo sempre que o disco externo é ligado pela primeira vez num computador. O porquê tem uma explicação simples, um programa guarda “caminhos” das suas configurações e locais onde estão certos ficheiros, se estivermos sempre a mudar a letra da “drive”, a vivência com a portabilidade pode ser ruinosa. No meu caso defini a letra como P:, de Pedro :D. Não aconselho usar letras até ao H:, porque normalmente são usadas pelo sistema, deve-se usar a R ou a W, é à escolha do freguês.

Nota:Alterar sempre quando o disco externo é novo no computador, em caso contrário podemos perder dados das aplicações.

De seguida iremos instalar o PortableApps.com Suite, este pequeno programa irá colocar um “icon” igual a este Menu no “systray” que será a nossa “porta” de acesso ao disco externo, de uma forma expedita. O aspecto final será algo deste género:

ScreenShot do Menu PortableApps

Sou licenciado em Sistemas de informação na Universidade Lusófona, gosto de tecnologia, programação, desportos radicais, bicicletas e motas. Adoro o Sistema Android e começo a gostar de Linux. E ainda tenho a mania que sei cozinhar.

Comentários 0
Ainda não existem comentários