Intro I’m a newbie in the Linux world but this dotfiles thing it’s AWESOME. So, as the law says, one must create a...
Portabilidade – Regra de Ouro
Na continuação do ultimo artigo sobre portabilidade hoje vou falar do que se deve fazer após comprar o disco externo.
Normalmente os discos externos já vêm com algumas coisas lá “dentro”, sugiro que se apague tudo, sem olhar o que por lá anda. Para os mais cépticos, podem copiar isso para uma pasta no vosso computador de casa, para salvaguardar alguma situação inopinada.
A primeira coisa a fazer é configurar uma letra para a drive, convém que se faça este passo sempre que o disco externo é ligado pela primeira vez num computador. O porquê tem uma explicação simples, um programa guarda “caminhos” das suas configurações e locais onde estão certos ficheiros, se estivermos sempre a mudar a letra da “drive”, a vivência com a portabilidade pode ser ruinosa. No meu caso defini a letra como P:, de Pedro :D. Não aconselho usar letras até ao H:, porque normalmente são usadas pelo sistema, deve-se usar a R ou a W, é à escolha do freguês.
Nota:Alterar sempre quando o disco externo é novo no computador, em caso contrário podemos perder dados das aplicações.
De seguida iremos instalar o PortableApps.com Suite, este pequeno programa irá colocar um “icon” igual a este no “systray” que será a nossa “porta” de acesso ao disco externo, de uma forma expedita. O aspecto final será algo deste género: