Tretas e Cenas

Tretas e Cenas


Onde escrevo as minhas tretas. Tão depressa estou a escrever sobre algo poético como a seguir escrevo só para não me esquecer.

Julho 2013
S T Q Q S S D
« Mar   Ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Categorias


Despacho e primeira impressão – bq Aquaris 5

Pedro FonsecaPedro Fonseca

Fiz a encomenda num sábado de manhã com a expedição urgente (mais 0.99€), o que quer dizer que pode ir de 24 a 72h úteis. Na segunda às 10:00 tinha a confirmação que estava a sair da loja da bq e às 14:00 a Zeleris já tinha a encomenda e iria entregar à DHL Portugal. Hoje, terça-feira, recebi o equipamento às 17:00. Por 0.99€ valeu bem o serviço de urgente.

Irei então no decorrer dos próximos dias dar a minha opinão deste equipamento numa vertente não técnica e mais de “pessoa normal“, como quem diz, deixar as tretas demasiado técnicas de lado e focar na generalidade e usabilidade no dia a dia.

Vamos lá então.

O telefone veio como de costume, com cabo USB, Auricular, Carregado, Manual e uma caixa que envolvia tudo. Em tudo igual a tantos outros telefones que por aí andam. Para saber detalhes mais técnicos, é ir à página da bq

Liguei o telefone sem SIM, para configurar tudo como deve ser e não ser apanhado na curva por gasto de dados em 3G. Enquanto o Google Play instalava tudo o que tinha no S3, foi ver que versão do Android estava instalada, era a 4.2.1. Eis que assim do nada, recebo a notificação para fazer update, não era para 4.3 ( eu bem queria, mas nunca vai acontecer ). Era um update de dia 19JUL, devem ter corrigido alguns bugs.

Fiquei impressionado com a rapidez com que instalou 42 aplicações, nada atrás do S3. Depois destas coisas todas iniciais, lá estabilizou, tinha chegado a altura de por os dois SIMs.

Primeira coisa que podia ter corrido mal, o S3 tem micro-SIM, o Aquaris tem SIM normal. A sorte foi ter guardado a “parte de fora” quando o cortaram. No outro cartão, o de dados, estava em micro-sim e foi mesmo assim, não empurrei até ao fundo e ficou um mimo. Portanto, sem stress.

Depois reparei no tamanho da bateria, enorme mas fininha. O telefone não é grande, mas comparado com o S3 é um pouco maior em grossura. Não sei se pesa mais, não senti grande diferença que faça sentido referir.

No que diz respeito ao ecrã, dizem por aí que é fraquinho. Eu digo que cumpre com o que é pedido, o utilizador normal não nota nada, é claro que um utilizador mais exigente e que vá ao pormenor irá encontrar diferenças com os topo de gama, ainda assim, sempre se dirá, que cumpre com os mínimos para o dia a dia.

Agora o software, eu sou um adepto da simplicidade e como sempre usei CyanogenMod (CM), tudo o que mexer nas funcionalidades nativas do Android já me faz comichão, a bq não fez isso, manteve o Android Stock. Outro ponto positivo é não ter incluído software desnecessário, só tem duas aplicações, o gestor de ficheiros e um de tarefas, nada demais mas que não dá para desinstalar se não tivermos acesso ROOT.

Nota-se que a bq mexeu em algumas parte do SO, a Gestão dos SIMs é uma dessas partes. Está simples, nada complicado e muito intuitivo. Na aplicação Telefone também mexeu para conseguirmos percebe que SIM está a ser usado. De referir que na Gestão de SIMs podemos dizer qual é que faz Chamadas, SMS, Dados ou Video Chamadas, é bastante útil esta opção.

A única coisa que estava a fazer-me falta era mesmo ter a percentagem da bateria na barra do topo, como a CM, estava quase a desistir de procurar por isso quando encontrei na opção Bateria.

Em termos de desempenho não senti diferença do S3 para este, já fiz umas chamadas, joguei o Carmageddon ( perdi o meu progresso todo 🙁 ) e até ouvi rádio. Não senti nada de inferior ao S3, tecnicamente não têm nada a ver um com o outro e o bq fica atrás com total clareza, mas o utilizador não nota essa diferença.

Como utilizador avançado, sinto falta do ROOT para poder usar certas aplicações, por exemplo a Screencast Video Recorder, mas lá está, uso-a uma vez por ano e hoje tinha dado jeito para verem o Carmageddon a rolar. Ainda não fui ver o ADB nem entrei em modo de programador, mas se não der era uma coisa que já estava a contar, afinal dá.

Dica: Para tirar screenshots é só pressionar o botão de ligar e depois, mas quase em simultâneo e ficar a pressionar as duas, a tecla volume baixo.

Em conclusão para primeira impressão, só sinto falta do ROOT, vamos ver no decorrer dos próximos dias. Irei dar novidades de como se comporta em termos de bateria com dois SIMs onde um deles está sempre no 3G. Agora vou passar a pasta dos 80’s para o Aquiaris, para conseguir manter o ritmo sempre a BOMBEAR 🙂

P.S.: Depois de escrever este artigo fui ao XDA e encontrei como fazer ROOT. Não sei se funciona, mas lá terá de ser. Funciona 🙂

 

Sou licenciado em Sistemas de informação na Universidade Lusófona, gosto de tecnologia, programação, desportos radicais, bicicletas e motas. Adoro o Sistema Android e começo a gostar de Linux. E ainda tenho a mania que sei cozinhar.

Comentários 61
  • Pedro Ferreira
    Posted on

    Pedro Ferreira Pedro Ferreira

    Responder Autor

    Bom dia Pedro.

    Tenho uma pequena dúvida, tu fizeste o pagamento da encomenda através de Paypal ou Transferência Bancária?
    Pergunto isto porque fiz encomenda de acessórios para o meu Tablet da BQ e ao seleccionar o pagamento por transferência foi-me enviado o IBAN e eu não sei como funciona usando isto.

    Cumprimentos,
    Pedro Ferreira


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      Olá Pedro,

      Eu paguei com mbnet. Informa-te no teu banco de como podes aderir.

      Basicamente cria-se um cartão visa temporário e pagas no site como se tivesses visa.


      • ivo
        Posted on

        ivo ivo

        Responder Autor

        boas, já tenho o meu bq aquaris 5 há dois aos pelos menos, tive o problema com o altifalante e depois resolvi-o mandando-o para a garantia. Acho que a garantia já me acabou, o que me aconteceu agora foi: fiquei sem bateria , peguei no carregador e como de costume pressionei o botão do power para se ligar mas ficou a piscar com o simbolo da bq no ecrã apenas… NÃO CONSIGO FAZER MAIS NADA, já tirei a bateria e tornei a por e continua igual…. aliás tenho duas baterias e troquei mas igual: pisca com o simbolo da bq no meio, fica todo preto e torna a piscar bq… NÃO SAÍ DISTO , alguém sabe o que poderei fazer???????????? agradecia uma ajuda, obrigado.


        • Pedro Fonseca
          Posted on

          Pedro Fonseca Pedro Fonseca

          Responder Autor

          Tive o mesmo problema, foi para a garantia porque a placa mãe morreu. Portanto, detesto ser portador de más noticias, mas esse telefone já era 🙁


  • Pedro
    Posted on

    Pedro Pedro

    Responder Autor

    Como está a ser a experiencia de utilização? Os plasticos e a qualidade de construção são bons?
    Estou a considerar comprar um, quais pensas ser as principais alternativas a este preço?

    Obrigado
    Pedro


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      Olá Pedro,

      Até agora nada a dizer, os plásticos estão dentro do que considero normal. Alternativas? Com dual SIM não encontrei nenhum, este é o melhor no seu segmento no que diz respeito à qualidade/preço.


  • Caroline B.
    Posted on

    Caroline B. Caroline B.

    Responder Autor

    Então já com ROOT. Por muito que não se queira mexer o bichinho é mais forte. 🙂 . Fui fã do CM. Agora sou fã do PA (Paranoid Android).


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      Com ROOT a coisa fica mais fácil, mas tinha consciência que podia ser complicado, afinal não foi 🙂


  • sam
    Posted on

    sam sam

    Responder Autor

    Qual é o nível SAR deste aparelho?


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      O que é SAR?


    • Azeiteiro
      Posted on

      Azeiteiro Azeiteiro

      Responder Autor

      Segundo o manual do fabricante: O valor mais alto de SAR para este modelo em seu uso auditivo é de 0,305 W/kg (10 g.) e o seu valor correspondente ao transporte junto ao corpo é de 0,320 W/kg (10 g.).

      O SAR é a Taxa de Absorção Específica referente à exposição a ondas de rádio.

      Em (quase) todos os modelos de telemóveis e smartphones… quanto melhor for o sinal recebido menor é a radiação emitida pelo aparelho uma vez que não necessita de tanta potência de sinal para enviar os dados para a antena do operador.

      Sempre que for possível sugiro que usem {bons (evitar o dos chinocas… que podem transmitir as ondas de rádio diretamente para o cérebro que ainda seria pior!)} auriculares para falarem, e afastem o aparelho, visto que assim expõem-se menos à radiação rádio.


  • José Marques
    Posted on

    José Marques José Marques

    Responder Autor

    Amigo Fonseca,

    Estou a pensar comprar. Agora que já o tens há algum tempo qual é o conselho? Avanço ou não?


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      Olá,

      Pode avançar. A máquina comporta-se como seria de esperar.

      Vale o dinheiro que pedem por ele.


      • José Marques
        Posted on

        José Marques José Marques

        Responder Autor

        Obrigado!

        Depois chateio-te em Alfragide para me ensinares os truques…. mas só em Setembro, que agora estou de férias!

        Um abraço!


  • Carlos
    Posted on

    Carlos Carlos

    Responder Autor

    Vivas,

    E em termos de bateria, como se comporta?
    É melhor/pior/igual à do S3?

    Abraço


  • Bruno
    Posted on

    Bruno Bruno

    Responder Autor

    Olá Pedro,
    comprei um aquaris 5 ontem e já notei duas coisas negativas … Agradecia se me pudesses confirmar se tens o mesmo comportamento (o meu tb vem com 4.2.1)
    – A primeira issue de Bluetooth, tenho um auricular jabra 8040 que emparelha correctamente, mas 2 seg depois de começar a fazer a chamada, manda os dois SIMs abaixo (mesmo abaixo, volta a pedir os pin’s)
    – A segunda é o GPS, demora imenso tempo a encontrar sinal GPS e não é lá muito preciso em termos de distancias e localização

    tiveste algum destes problemas?
    Obrigado
    Bruno


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      Olá Bruno,

      No que diz respeito ao Bluetooth não tive nenhum problema, até emparelhei com um Nissan Qasquai e correu tudo lindamente. No que diz respeito ao GPS notei efectivamente um problema e já encontrei a solução, até que eles resolvam o problema. Aqui vai: http://www.mibqyyo.com/comunidad/discussion/19714/aquaris-5-solu%C3%A7%C3%A3o-para-o-gps-/p1

      Eu ainda não fiz mas acho que resolve. Eu uso o GPS Test para ir buscar a localização dos satélites.


    • LUIS
      Posted on

      LUIS LUIS

      Responder Autor

      Conseguiste resolver o problema do Bluetooth, estou exatamente com o mesmo problema.
      Cumps


  • Rolando
    Posted on

    Rolando Rolando

    Responder Autor

    Olá, comprei um BQ Aquaris 4.5 antes das férias, em Julho passado. Mesmo sabendo que tinha saído o 5.0, apanhei um 4.5 na Fnac e não resisti. Passei as férias a usar e abusar do smartphone com uma experiência muito boa a todos os níveis. Foi o meu GPS, a minha máquina de fotografias, o meu eitor de mail, etc… um verdadeiro canivete suiço a comportar-se bem. No fórum da BQ tenho lido algo sobre o root ao BQ. Neste seu texto vi o link para o XDA e lembrei-me de fazer esta questão: será que o processo que aplicou no seu 5.0 serve para o meu 4.5?
    Obrigado


  • Claudia Oliveira
    Posted on

    Claudia Oliveira Claudia Oliveira

    Responder Autor

    Ola, onde é que o encomendou?
    Obrigado


  • Paulo Jacinto
    Posted on

    Paulo Jacinto Paulo Jacinto

    Responder Autor

    Olá Pedro,
    Acabei de comprar um aquaris 5 e já começei mal … depois de inserir os meus contactos queria fazer uma limpeza nos mesmos e não consigo apagar nada, ou seja não encontro em lado nenhum do menu a funçao apagar ou corrigir contacto. Agradecia uma dica sobre o assunto. desde já obrigadão


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      Olá Paulo,

      Sabes o que eu faço? Eu faço essa gestão em https://www.google.com/contacts/ e meto o telefone sempre a sincronizar com a minha conta google, é mais simples 🙂

      Se precisares de mais ajuda, diz.


      • Paulo Jacinto
        Posted on

        Paulo Jacinto Paulo Jacinto

        Responder Autor

        Obrigado Pedro. Pois eu isso sei aliás foi por sincronia que eu passei tudo, e claro está posso fazer a gestão por lá, só fiquei mais ou menos admirado de fisicamente no telefone não conseguir apagar, não sei se é bag ou tosquisse da minha parte


  • Cristiano Peres
    Posted on

    Cristiano Peres Cristiano Peres

    Responder Autor

    Pedro

    Tenho um Aquários 5 há muito pouco tempo à primeira vista subescrevo tudo o que dizes, no entanto o equipamento começou a reiniciar sozinho – várias vezes e sem razão aparente. Tens algum feedback sobre este problema?


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      Nunca tive esses problemas, se se mantiver pede resolução ao abrigo da garantia.


  • Bruno
    Posted on

    Bruno Bruno

    Responder Autor

    Ao fazeres ROOT não perdes-te a garantia? Já agora que ROM’s exitem para este modelo?


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      O ROOT faz com que se perca sim…mas isso é se eles descobrirem quando se for lá, afinal quando se vai à garantia coloca-se a ROM de origem 🙂


      • Bruno
        Posted on

        Bruno Bruno

        Responder Autor

        Sim eu sei que dá para repor, mas no entanto dá para descobrir se ja foi feito root certo?
        Quanto a outra pergunta sempre existem ROM’s para este modelo?


        • Pedro Fonseca
          Posted on

          Pedro Fonseca Pedro Fonseca

          Responder Autor

          Não dá para descobrir, como é software não conseguem ver. No que diz respeito a ROM’s…não sei de nada mas quero ver se começo à procura de CM para isto.


  • Sonia
    Posted on

    Sonia Sonia

    Responder Autor

    Olá, falaram-me que em termos de smartphones de marca branca o market pode ser mto limitado quando em comparação com os de marca, isso confirma-se? Obrigada


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      Olá Sónia,

      Neste caso tens o Market totalmente aberto e sem restrições.


      • Sonia
        Posted on

        Sonia Sonia

        Responder Autor

        Então quer dizer que é completamente recomendável? É que ando mesmo tentada a comprá-lo.


        • Pedro Fonseca
          Posted on

          Pedro Fonseca Pedro Fonseca

          Responder Autor

          Do meu ponto de vista, sim é. Apesar de ter aqui uns pequenos problemas de GPS, mas que se resolvem instalando a aplicação GPS Status.


          • Sonia
            Posted on

            Sonia Sonia

            Responder Autor

            Mto obrigada por toda a ajuda.


  • Eu_
    Posted on

    Eu_ Eu_

    Responder Autor

    O meu relato tem como intuito precaver possíveis compradores de telemóveis, com funcionalidades anunciadas acima da média e a preços apelativos, tendo por base a relação preço-qualidade. O preço é razoável no entanto a qualidade é uma ilusão, até porque estas marcas apostam em áreas de apoio ao cliente assertivas de modo a minimizar a falta de qualidade nos seus dispositivos.
    Sou detentor de um desses equipamentos, como há hoje em dia dezenas de novas marcas a anunciarem funcionalidades de topo de gama a preços low-cost, a maioria delas asiáticas, razão pela qual me levou a optar por uma empresa aqui bem mais perto, em Espanha, pertencendo ao grupo Mundo Reader e de nome BQ. Pensei que por se encontrar no espaço europeu os padrões seriam significativamente mais elevados do que as restantes, o que é não corresponde á verdade. Adquiri o primeiro BQ Aquaris 5 á cerca de 2 meses e o gps nunca funcionou, apesar de ter tentado tudo o que existia nos foruns e aconselhamentos do Suporte ao cliente. Devolvi o equipamento e como constatei no fórum da marca inúmeros utilizadores a queixarem-se de problemas relacionados com a falta de qualidade de determinados componentes do telemóvel, pedi expressamente que o novo fosse verificado exaustivamente de modo a minimizar possiveis problemas futuros, ao que me garantiram que o telemovel que me iriam enviar seria completamente revisto em todos os seus componentes. Com a chegada do novo equipamento os problemas foram diferentes, quanto ao GPS estava melhor (embora não estivesse perfeiro), no entanto tinha outro tipo de anomalias, indicador da bateria não correspondia ao real (apesar de calibração e cargas completas de carga-descarga), ligar o bluetooth e perder a rede nos dois cartoes, etc. Por ultimo deixei de ter som quando faço ou recebo uma chamada. Tentei repor valores de fabrica, bem como hardreset e nada. Sugeriram-me que voltasse a enviar o telemovel para reparação, mas tendo em conta o historico que tive, não acho que seja solução, enviar mensalmente o meu telemovel (ficando sem ele durante uma semana ou mais) para reparar, até findar o periodo coberto pela garantia. Existem relatos de clientes que já enviaram o equipamento para reparação 3 ou 4 vezes e rapidamente surgem novos problemas. Não se trata de problemas isolados, devido a defeito de determinados componentes, trata-se sim de má qualidade na maioria dos componentes presentes no equipamento. O cliente não pode funcionar como um departamento de controle de qualidade da empresa em questão. O cliente paga o valor que pedem e presume o normal funcionamento esperado para um equipamento deste género. Pretendo uma solução definitiva para o meu problema e penso que a unica possivel é a devolução definitiva do equipamento e reembolso do valor pago.
    Cumprimentos


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      Parece-me que está com pouca sorte, o meu tem funcionado sem problemas. Mas lá está, eu não uso o telefone no seu máximo, não o fazia quando tinha o S3 e não faço com este. Boa sorte na resolução dos assuntos com o BQ.


    • luis fonte
      Posted on

      luis fonte luis fonte

      Responder Autor

      Bem eu vou pelo mesmo caminho, rondei a fnac vezes e vezes sem conta pois precisava dum telefone jeitoso seja para ligaçao internet, como leitor de video e audio, um utilitario portanto.
      deparei-me com este BQ aquaris 5 na fnac a um preço bastante razoavel, e fui indiciado a comprar pelo vendedor da fnac.
      o que acontece é que ja vou para o segundo telefone, o primeiro pelo que me parecia trazia defeito no hardware audio, o telefone nao emitia som de qualidade, atençao que eu estava habituado a um iphone em que o usava para ouvir musica e mp4 no carro… dum momento pro outro o BQ deixa de dar som, de vibrar, as pessoas nao me ouvem quando estou em chamada… fui a fnac, troca directa. tudo ok, reparei que o som estava diferente, agora sim tocava como um iphone, novamente satisfeito… passado 2 semanas, novo problema, agora o ecra desliga.se e nao liga mais, nao responde a tecla de bloqueio/desbloqueio, tiro a bateria, volto a colocar e tento ligar o telefone e ele nao responde, permanece desligado mas o engraçado é que depois de ter tirado a bateria e voltado a colocar no sitio ele responde as teclas de volume e se tocar no ecra( ainda desligado) da som como se tivesse a fazer marcaçao de numero de telefone… resumindo, vou fazer troca por um 3º equipamento? nao… hoje sigo para a fnac e quero a devoluçao total do dinheiro. INSATISFEITO.


      • Pedro Fonseca
        Posted on

        Pedro Fonseca Pedro Fonseca

        Responder Autor

        Terceira troca? Bem, estás mesmo com azar. Melhor sorte no próximo equipamento, está visto que a bq não perdeu muito tempo a testar o hardware.


  • rui mateus
    Posted on

    rui mateus rui mateus

    Responder Autor

    Boas.
    O meu tem problemas diferentes.
    Quando faço uma chamada desaparece o ecrã e deixo de conseguir operar com o equipamento. Não consigo sequer desligar a chamada. Mudei o bota o de ligar/ desligar chamadas para cima nas definições e aí já consigo pelo menos desligar.para voltar a operar o equipamento tenho de esperar e depois la aparece o ecrã novamente. O grande problema é que isto no acontece em todas as chamadas. Já foi reparado supostamente mas continua tudo na mesma. O meu problema é que comprei diretamente a Bq em Espanha e eles não me substituem o equipamento. Pelo menos quem compra CA sempre vê substituição do equipamento.

    Opara fazer


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      Rui,

      Isso não é problema, faz este teste que te vou dizer. Liga para um telefone teu ( de casa ) e não atendas esse número. No topo do telefone tens dois “buracos” um redondo e outro mais esticado. Com o telefone pousado numa superfície plana, quando começar a chamar, tapa o buraco mais esticado, vais reparar que o ecrã se desliga.

      Isto acontece porque o Android desliga o ecrã para que não toques em nenhuma tecla com a “cara”. O que acabas-te de tapar é o sensor de luminosidade e quando fica “escuro” ele assume que tens a cara perto e por isso desliga o ecrã.

      Agora tira o dedo e vais ver que, passado uns segundos, depende do hardware do de cada telefone, o ecrã volta a si e liga. Isto é o comportamento normal de todos os telefones Android.


  • Paulo Pinto
    Posted on

    Paulo Pinto Paulo Pinto

    Responder Autor

    Olá acabei de adquirir um BQ Aquaris 5 e já andava a algum tempo a namorar um telemovel com Dual Sim pelo facto de me chatear de andar com 2 nos bolsos mas andava indeciso com o que o mercado apresenta nesta gama de tlm sendo que a Samsung com o seu Grand Duos deixa muito a desejar em termos de caracteristicas vs preço vs qualidade na minha opinião, e apesar de serem ambos da marca, acho que a mesma deveria apostar mais na qualidade nesta area de negocio que cada vez tem maior procura
    Mas passando o que interessa apesar de alguns proprietários não se encontrarem satisfeitos de uma forma geral os problemas acontecem em todos tudo depende daquilo que os mesmos se propoem a fazer com cada tlm e não querendo criticar ninguém acho esta maquina soberba na primeira apreciação que fiz inicialmente mesmo depois de configurar os processos mais importantes para mim e colocar as Apps que me interessam fiz o upgrade de firmware que apareceu, instalou rapidamente e quando reiniciou fui fazer o 1º teste de GPS que era um dos maiores bugs que toda a gente falava nos blogs e rapidamente encontrou os satelites na App Endomondo que uso com frequencia.
    Irei nos próximos dias efetuar uma maior e mais detalhada apreciação com incidencia no Youtube, FB, Maps para determinar se aparece alguma falha.
    Para rematar antes de adquirir numa super campanha a 167€ no Media Markt andei a perguntar nos respetivos Serviços de Pós Venda no qual tenho acesso se tinham muitas reclamações neste tipo de tlm e respectiva marca e tive sempre uma resposta positiva de que eram raras as vezes que tinham devoluções ou reclamações destes tlm.
    Cumprimentos


  • Rita
    Posted on

    Rita Rita

    Responder Autor

    Olá a todos. Faz mais ou menos um mês adquiri o BQ aquaris 5 na fnac, e até hoje estava muito satisfeita! Mas hoje quando reparei o ecrã estava como a tremer, não sei explicar bem, a aumentar e diminuir a luz, a piscar quase. Reiniciei o telemóvel mas não passou, tentei deixá-lo desligado durante algum tempo, mas ficou na mesma. Acabei por ir à tmn com a minha mãe, e eles disseram que já não era a 1a pessoa a queixar-me disto. É chato porque poupei durante 1 ano para comprar um telemóvel bom, garantiram-me que este era óptimo, e passado 1 mês…. Como moro longe duma fnac, tenho que esperar uns tempos até conseguir arranjar isto, se conseguir. Bom de qualquer maneira, tirando isto acho ótimo, sem queixas..


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      Olá,

      É normal alguns equipamentos terem defeitos de fabrico, ainda assim sei que é chato ter de ficar sem o terminal.

      Vamos esperar que seja rápido a resolver.

      Boa sorte.


  • MD.
    Posted on

    MD. MD.

    Responder Autor

    ola só para acrescentar que adquirí um BQ 5 HD !!tenho a uma semana e recomendo!!ainda não testei o GPS mas todas as outras funcionalidades estão muito boas!!


  • Marco
    Posted on

    Marco Marco

    Responder Autor

    Boas tardes,
    O meu Aquaris 5 sempre me fez isto: reiniciar o registo na rede (nos 2 SIMs) sempre que tento realizar/receber uma chamada no SIM1 estando ligado a um auricular BT (orelha ou carro).
    A parte estranha: A) isto só acontece quando tenho 2 SIMs no terminal; B) só reinicia o registo nas redes quando a chamada a receber/efectuar é no SIM1.

    E já vou no 3º equipamento, comprado na Media Markt..

    Mas fora isto, um telefone espectacular: Som brutal; funcionamento de ecrã igual, etc etc etc.. Só mesmo esta questão da ligação a auricular BT.

    Um Abraço.


  • Elsa Pinto
    Posted on

    Elsa Pinto Elsa Pinto

    Responder Autor

    Oi, estou com um problema com o meu BQ (Aquaris 5), deixou de se ligar a redes wi-fi… fica eternemente a obter o endereço de IP… O que é que eu faço??? Podes ajudar-me com alguma dica?
    Obrigada
    Elsa


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      Se estás em casa, coloca a wifi sem senha de acesso e tenta novamente. Se ligar, quer dizer que as credenciais de acesso estavam erradas. Por isso, pede senha na wifi novamente, esquece a rede que tinhas no telefone e dps tenta ligar-te novamente. Já deve dar.


  • jorge
    Posted on

    jorge jorge

    Responder Autor

    O meu BQ 5 deixou de ter som de envio nas chamadas. Ou seja a pessoa que me liga nao me consegue ouvir mas eu oiça-a perfeitamente. Alguma idea sobre o assunto ? Ás vezes não toca quando estou a receber a chamada. Hardware / Software ?? Cumprimentos


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      Isso pode ser microfone. Eu diria que é hardware. Leva à garantia.


  • 603
    Posted on

    603 603

    Responder Autor

    boas

    comprei um Aquaris 5HD mas nao consigo descobrir como se apaga o registo de chamadas…alguma dica? fora isso muito bom aparelho
    cumprimentos 🙂


  • João Silva
    Posted on

    João Silva João Silva

    Responder Autor

    Boa noite, adquiri um BQ Aquaris 5 HD ontem e até agora espectacular, só tenho mesmo uma pequena dúvida.
    Quero definir um tipo de toque diferente para todos os contactos e não sei como, mas metendo apenas para uma pessoa consigo só que o toque fica o original, alguma ideia de como fazer isto? Obrigado.


  • Marlene Coimbra
    Posted on

    Marlene Coimbra Marlene Coimbra

    Responder Autor

    Olá
    Adquiri um Bq relativamente há pouco tempo, por isso ainda estou a testar as capacidades dele. No entanto, já noto, que consome bastante bateria, mesmo quando não tenho quaisquer aplicações ligadas. Ainda não o actualizei nenhuma vez, mesmo estando a pedir. Alguma dica que me baixe o consumo? Ou já é defeito de fabrico?
    Obrigado.