Tretas e Cenas

Tretas e Cenas


Onde escrevo as minhas tretas. Tão depressa estou a escrever sobre algo poético como a seguir escrevo só para não me esquecer.

Junho 2011
S T Q Q S S D
« Abr   Jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Categorias


Receita de Caracóis

Pedro FonsecaPedro Fonseca

Já provei caracóis de todas as maneiras e feitios mas nunca tive a oportunidade de aprender como os fazer mas isso mudou e tudo graças ao meu irmão. A receita principal é de sua autoria, mas eu dei-lhe um toque pessoal.

Para ingredientes temos:

Estas quantidades são para 2KG de caracóis, se a quantidade for menor/maior é fazer o rácio e reduzir/aumentar no resto.

Tudo começa por mergulhar os caracóis em água ( no lava loiça ), com eles totalmente tapados e com a mão lá dentro ir espalhando para que eles rocem uns nos outros e soltem a sujidade. Mudar essa agua e deixar noutra limpa durante uma hora. Tapar o lava loiça com uma tábua, placa ou qualquer coisa do género para que eles não fujam.

Enquanto se espera que os caracóis tomem banho, separar todos os ingredientes para dentro de uma taça/recipiente.

Depois dessa hora, mais coisa menos coisa, passar para uma panela e encher de água até ficar com três dedos acima do caracóis. Colocar a panela em lume brando/médio até começar a ferver.  Assim que comece a ferver, com uma escumadeira retirar a espuma branca que se vai formando e só parar quando não existir mais espuma. Aconselho a que se vá brincando com a intensidade do lume para que a espuma se forme com mais rapidez.

Quando deixar de fazer espuma branca e espessa, adicionar os ingredientes que estão na taça/recipiente e deixar ferver durante 10 minutos, desligar o lume e deixar repousar por 30 as 60 minutos – quanto mais tempo ficar a repousar mais apurados ficam.

Escumadeira

Sou licenciado em Sistemas de informação na Universidade Lusófona, gosto de tecnologia, programação, desportos radicais, bicicletas e motas. Adoro o Sistema Android e começo a gostar de Linux. E ainda tenho a mania que sei cozinhar.

Comentários 2
  • Luis
    Posted on

    Luis Luis

    Responder Autor

    Ainda não confeccionei..mas agrada-me.
    Pretendo fazer uma pequena malandrice : juntar aquelas caracoletas pequenas acastanhadas e ainda um caracol que costuma haver na feira da Brandoa, chamado por vezes de caracol do Algarve (riscas esverdeadas) .


    • Pedro Fonseca
      Posted on

      Pedro Fonseca Pedro Fonseca

      Responder Autor

      Eu costumo colocar caracol riscado, normalmente faço 2.5kg de caracol normal e depois meio quilo do riscado. Fica TOP 🙂